Página inicial > Notícias > Ifes, campus Piúma, promove ação educativa abordando a temática das substâncias psicoativas no contexto escolar

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 15h18 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 13h26

Esta ação educativa teve como objetivos informar, discutir e esclarecer dúvidas a respeito da temática das drogas, por meio de um espaço descontraído e atrativo aos jovens discentes. Optou-se, assim, por uma abordagem acessível, dialógica, contextualizada, que considerasse a realidade local e experiências vividas pelos estudantes.

Para mediar esta ação contou-se com a colaboração de:

Daniel Delvano – Terapeuta Ocupacional; Mestre em Psicologia Institucional e Coordenador do CAPS AD do município de Vila Velha.

Fernando Liotti – Psicólogo; Mestrando em Psicologia Institucional e pesquisador de questões ligadas a temática do uso/abuso de Substâncias Psicoativas.

A realização da atividade se deu através de um roteiro que, utilizando-se de vídeos e questões disparadoras de debate, pudesse provocar os estudantes a compartilharem seus saberes, vivências a respeito da temática das drogas e, a partir disso, discutir e construir colaborativamente, novos conceitos e formas de analisar e novas posturas frente às questões levantadas.

Os temas abordados, entre outros, foram:

• Contextualização da temática das drogas (lícitas e ilícitas) no que se refere aos adolescentes;
  • Efeitos, riscos e consequências diante dos diferentes padrões de uso/abuso de drogas;
  • Política e práticas de Redução de Danos;
  • Ações e posturas diante de pessoas próximas - amigo, parente, aluno, estão fazendo uso nocivo de drogas.

Faz-se apropriado registrar que esta ação educativa foi realizada em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Caderno dos Temas Transversais, e pôs em prática as diretrizes do Decreto nº 6.286/2007, que institui, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Saúde na Escola – PSE, trazendo o serviço de saúde para o ambiente escolar. Essa legislação tem por finalidade orientar ações que contribuam para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, integrando e articulando as redes públicas de ensino e de saúde galgada através de prática interdisciplinaridade e intersetorialidade.

Esta ação foi desenvolvida a partir do trabalho conjunto da Direção de Ensino e Equipe Multidisciplinar do campus.