Página inicial > Notícias > Ifes Piúma acompanha encerramento da temporada de Pesca da Lagosta em Pontal de Marataízes"

Aviso

Simple Image Gallery Notice: Joomla!'s /cache folder is not writable. Please correct this folder's permissions, clear your site's cache and retry.

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 10h37 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 10h28

Em visita técnica realizada em 30/11/2016, professores e alunos do Ifes Campus Piúma acompanharam o último dia da temporada da pesca da lagosta em Pontal de Marataízes. O período do defeso da lagosta inicia em 01/12/2016 e termina em 30/05/2017. "Defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Desta forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes"

O pescador Wellington Miguel de Paiva, de Pontal de Marataízes, explicou que no fim da temporada, os barcos retiram os covos, que são os instrumentos de captura autorizados para a pesca da lagosta. Ele explicou a importância de respeitar o período de defeso para garantir que a espécie esteja sempre disponível no ambiente. Durante todo o período de defeso, os pescadores envolvidos nesta atividade não podem pescar, e se dedicam a outras atividades relacionadas à pesca, como confecção de aparelhos de pesca, limpeza e reparos nas embarcações de pesca, etc. Wellington explicou também, que é necessário que se realizem pesquisas em parceria, unindo o conhecimento acadêmico com o conhecimento tradicional dos pescadores, a fim de encontrar soluções para os problemas enfrentados na pesca, que são principalmente sobre a revisão do período de defeso, os tipos de instrumentos mais adequados para a pesca da lagosta e algumas dificuldades junto aos órgãos reguladores e de fomento da atividade.

O grupo também visitou o Estaleiro e a Fábrica de Gelo. O encontro foi muito produtivo, dado o enorme conhecimento passado pelos pescadores aos alunos do 2° Ano do Curso Técnico em Pesca.

A visita foi organizada pelos professores Monique , Victor Hugo e Clinger, e contou com o apoio fundamental do pescador Wellington, do Diretor de Pesca "Beto", e "Neinho", entre outros pescadores.

{gallery}Pesca_Lagosta_em_Pontal_de_Marataizes{/gallery}

Por: Monique Lopes Ribeiro.