Página inicial > Notícias > Outubro Rosa 2017

Outubro Rosa 2017

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 11h53 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 12h43

Outubro Rosa

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo, seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

No Espírito Santo a campanha Outubro Rosa é realizada pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). Durante todo mês de outubro, os principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado são iluminados de rosa, em sinal de alerta para identificação do câncer de mama em sua fase inicial. Conheça mais a campanha pelo link: http://www.afecc.org.br/afecc/outubro-rosa

O Instituto Federal do Espírito Santo campus Piúma, entendendo que a prevenção é sempre a melhor opção, apoia e participa desta iniciativa. Durante todo mês de outubro a fachada do campus será iluminada de rosa.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O profissional de Enfermagem do campus percorrerá os setores apresentando um modelo anatômico de uma mama com nódulos e orientando os servidores a respeito da importância do diagnóstico precoce e das técnicas de autoexame. O mesmo trabalho será realizado junto aos alunos nos períodos do intervalo.

No dia 24/10 será realizada uma Roda de conversa com os profissionais terceirizados que prestam serviços ao campus conduzida pela equipe de Atendimento Multidisciplinar (Técnico em Enfermagem, Pscóloga e Assistente Social) onde serão abordados assuntos ligados à temática da Saúde da Mulher.

Contamos com a participação de todos os servidores para divulgação e conscientização acerca desta campanha.

Outubro rosa 1

outubro rosa 2