Página inicial > Notícias > Alunos dos cursos técnicos concluem oficinas sobre temas de Mecânica cobrados no Enem

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 10h34 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 12h45

Engrenagens, eficiência energética, motores de combustão interna... não se assuste, não é uma aula de Engenharia Mecânica! Estes termos foram retirados de provas do Enem e foram discutidos com os alunos dos cursos técnicos em Aquicultura e Pesca.

O projeto de apoio ao ensino organizado pelo professor Flávio Bittencourt, da disciplina Máquinas, Motores e Equipamentos, focou em conceitos de Física e Matemática aliados a práticas comuns aos Engenheiros Mecânicos.

Após uma criteriosa pesquisa realizada em todas as provas do Enem de 2009 a 2016, o professor constatou que muitas delas apresentavam questões que em seus enunciados continham situações-problema muito comuns no campo da Engenharia Mecânica para avaliar as habilidades dos alunos.

Foram localizadas mais de 45 questões que foram organizadas e divididas nas subáreas Sistemas e processos térmicos; Sistemas mecânicos e Mecânica dos Fluidos. Durante as aulas os conceitos da Física e da Matemática foram revistos e contextualizados nas práticas de Engenharia Mecânica com o uso das questões.

Segundo a Aluna Alessandra Vidal, do 4º Ano do curso de Pesca, “a oportunidade de participar do projeto foi algo de grande valia”, pois expandiu o conhecimento e possibilitou perceber que, a física, não é um “monstro de sete cabeças”, mas que, na verdade, é algo bem simples sendo na maior parte raciocínio lógico, ao invés de longos e exaustivos cálculos.

Já o aluno Mateus Batista, do 4º Ano do curso de Aquicultura, destacou que o projeto, por meio de aulas dinâmicas, “pega uma matéria complicada como a física e vai descomplicando, mostrando que é só pegar as equações e as teorias e aplicar nas questões”. Sobre o banco de questões que constou da apostila e das outras que foram discutidas em sala, o aluno salienta que foram “voltadas para o que a gente quer, que é o Enem, Fuvest, Vestibulares e ITA”.

De acordo com a aluna Isabela Rovetta, do 4º Ano do curso de Aquicultura, as oficinas ensinaram a ter um olhar mais rigoroso sobre as questões de física do Enem. “Aprendemos a interpretar melhor as questões, que acabam envolvendo muitas situações do cotidiano. Outra característica muito importante trabalhada no projeto, que muitas vezes acabamos não tendo no ensino médio, foi a de que física não é somente um cálculo, existe um raciocínio por trás juntamente com a teoria.”

Neste domingo (12/11/2017), os alunos terão oportunidade de testar seus conhecimentos obtidos na prova de Ciências da Natureza do Enem. O projeto aconteceu nas tardes de quarta-feira, nas dependências do Ifes – campus Piúma de abril a outubro de 2017 e contou inicialmente com a participação de 42 alunos. O professor Flávio Bittencourt é Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica, atualmente é coordenador dos Laboratórios do Ifes campus Piúma e leciona as disciplinas Máquinas, Motores e Equipamentos e Noções Gerais de Embarcações.