Página inicial > Notícias > NAPNE realiza oficina que marca Jornada Pedagógica

NAPNE realiza oficina que marca Jornada Pedagógica

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 15h03 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 15h59
   Uma oficina realizada pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas nesta quinta-feira (22/02), marcou a semana de Jornada Pedagógica realizada no campus Piúma. O NAPNE recebeu convidados portadores de necessidades específicas que foram entrevistados e relataram suas experiências e vivências na vida acadêmica e pessoal.
   O núcleo realizou uma breve apresentação, enfatizando a sua finalidade: " Desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito em seus cursos."
   Destacando as barreiras enfrentadas no ambiente escolar, Arneida, que possui deficiência visual, funcionária do DETRAN-ES, falou do preconceito que sofreu e como isto influenciou no desenvolvimento do seu aprendizado. Sem se deixar vencer pelos obstáculos, Arneida lutou pelos seus objetivos, se formou em Pedagogia e ainda conseguiu concluir 5 pós-graduações.
   Falando sobre a percepção de mundo pela comunidade surda, Edgar Simões, surdo, professor do CEFOR, deu dicas de adaptações que os professores podem fazer para auxiliar no aprendizado dos surdos.  Por ser oralizado, Edgar fez questão de responder as perguntas em português. Sua fala chamou atenção por enfatizar um problema recorrente na educação dos surdos: " Os professores precisam ensinar a prática para os alunos, não somente a teoria, é a prática que vai permitir ao surdo assimilar o que está sendo ensinado."
Além do Edgar e Arneida, outra entrevistada foi a Ana Carolina Frizzera, bolsista do CEFOR, que relatou sua experiência no trabalho com alunos portadores de necessidades específicas.
   Para o ano de 2018, o NAPNE traçou um plano de trabalho envolvendo elaboração de cartilha explicativa do núcleo, aba do NAPNE no site do Campus, aquisição de materiais assistivos, realização de eventos institucionais inclusivos, além de fortalecimento da parceria com os docentes.

NAPNE

NAPNE 03NAPNE 06NAPNE 07