Página inicial > Notícias > Trote Ecológico 2018

Trote Ecológico 2018

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 10h51 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 10h56

No dia 28 de fevereiro o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) realizou a recepção dos calouros do ensino médio com um trote ecológico, onde foi realizado uma atividade na Ilha do Gambá, localizada ao lado do Ifes.

O objetivo desta ação foi promover a interação dos estudantes ingressantes de uma forma divertida através da atividade de caça ao tesouro que se baseava no cumprimento de missões ao longo do caminho, fazendo com que os participantes pudessem perceber as belezas paisagísticas do município de Piúma e ao mesmo tempo os impactos que acometem o ecossistema, aguçando a percepção e necessidade de ações de sensibilização e respeito ambiental.

Os estudantes foram recebidos no auditório, onde foi apresentado o núcleo de Educação Ambiental (NEA) e suas respectivas atividades. Logo após foi explicado os objetivos do trote e sua metodologia.

Os participantes foram separados em grupos aleatoriamente, sendo que cada grupo recebeu um mapa do caminho a percorrer e as instruções das atividades. Um monitor integrante do NEA ficou responsável por conduzir os estudantes nos pontos e orientá-los ao longo do trajeto.

As atividades foram desenvolvidas na Praia Doce e em quatro pontos da Ilha do Gambá. Em cada local, os estudantes receberam explicações acerca dos principais impactos e atrativos. Ao final do campo os alunos retornaram ao auditório onde foi feito a apresentação das missões por cada grupo de maneira bem descontraida.

Participaram da atividade um total de 142 estudantes e quatro servidores dop Ifes Piúma, divididos em 70 do período matutino, e 72 do período vespertino. Ao final das atividades, cada participante respondeu um questionário sobre o evento. Dentre as respostas, o que mais agradou os alunos da manhã foi a interação entre os colegas, as informações que os monitores passaram e o contato com a natureza. Já o que mais agradou os estudantes do período vespertino foi o ponto do Mirante e Prainha, as informações fornecidas pelos monitores e as paisagens da ilha como um todo. Quanto a avaliação da atividade, 62% classificou a atividade como excelente e 37% como boa.

Ao final das atividades pode-se perceber que houve uma maior interação entre os alunos e que eles estavam mais sensibilizados com as questões ambientais, bem como a proteção da fauna e flora dos ambientes costeiros, sendo assim o NEA conseguiu atingir os objetivos propostos neste evento.

Núcleo de Educação Ambiental - NEA

Trote Eco 1Trote Eco 2Trote Eco 3Trote Eco 5Trote Eco 4Trote Eco 6