Página inicial > Notícias > Pedagogo representa o Ifes – Campus Piúma no I Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental – ECPEA realizado no Ceunes/Ufes

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 14h33 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 13h25

O Pedagogo Charlles Monteiro representou o Ifes – Campus Piúma no I Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental— ECPEA, realizado de 26 a 28 de setembro de 2018, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes/Ufes, em São Mateus.

O objetivo do ECPEA foi reunir e dar visibilidade acadêmica e social aos atores e grupos envolvidos na pesquisa em Educação ambiental no Estado e proporcionar a troca de conhecimentos entre os grupos locais e de outras regiões. Objetivou, ainda, fortalecer a formação de pesquisadores e educadores ambientais no Espírito Santo.

Foto1

Pesquisador Charlles Monteiro à esquerda da palestrante Profª Drª Graça Lobino (centro do banner), Prof. Prof. Dr. Marcos Teixeira, palestrante e membro da comissão organizadora (último à direita) e alunos do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática do Ifes-Cefor, participantes do evento.

O Pedagogo participou do minicurso “O jardim sensorial como espaço educador ambiental escolar”, ministrado pela Dra. Diógina Barata, professora do Ceunes/Ufes e realizou apresentação oral de trabalho de pesquisa intitulado “Educação ambiental crítica por meio de uma sequência didática nas ilhas costeiras de Piúma-ES”.

Foto2

Pesquisador Charlles Monteiro durante sessão de apresentação de trabalho e discussões de pesquisa no I ECPEA - Ceunes/Ufes

O trabalho apresentado no evento é um recorte da pesquisa de mestrado realizada pelo educador por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor – Ifes, cujo título foi “Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica”. Além da dissertação, a pesquisa gerou ainda um produto educativo intitulado “O potencial educativo das ilhas costeiras de Piúma: um guia didático para promoção da educação ambiental crítica”.
Abaixo as referências com links das referidas publicações disponíveis aos educadores interessados no uso dos espaços de educação não formal como potenciais pedagógicos para promoção de uma educação ambiental crítica e emancipatória com os educandos.

MONTEIRO, Charlles. Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2018a. 256 p. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5535800>

______. O potencial educativo das ilhas costeiras de Piúma: um guia didático para promoção da educação ambiental crítica. Charlles Monteiro, Manuella Villar Amado, Thiago Holanda Basílio. – Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2018b. 89 p.. Disponível em: <http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/MPECM_Produto_Educacional__Guia_Did%C3%A1tico_de_Ci%C3%AAncias_N%C2%BA_53_Charlles_Monteiro_Turma_2015-TE_V_Final_em_11.05.2018.pdf>