Página inicial > Notícias > Ciência para a Redução das Desigualdades - Ifes campus Piúma

Ciência para a Redução das Desigualdades - Ifes campus Piúma

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h16 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 08h21

snct 2018

Nesse sábado, 20 de outubro, de 07h as 12h, no auditório, serão realizadas duas palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifes Campus Piúma. Nesse ano, o evento contará com a apresentação de palestras e atividades culturais em torno do tema nacional “Ciência para a Redução das Desigualdades”, fomentando reflexões acerca do papel da ciência e da tecnologia, nos âmbitos social, econômico, cultural e político. Na atual conjuntura, a ciência e a tecnologia assumem grande relevância no processo de desenvolvimento econômico, em contrapartida, pouca atenção é dada ao desenvolvimento social dos sujeitos envolvidos, direta ou indiretamente. Dessa forma, faz-se necessário pensar um projeto de desenvolvimento que seja inclusivo, e não segregador, mais colaborativo e participativo. O engajamento da sociedade e a sua participação nas discussões acerca do avanço da ciência e da tecnologia, principalmente quando se pensa em ética e responsabilidade, são extremamente importantes no processo de formação humana e profissional. Sendo assim, o evento vai ao encontro das necessidades da sociedade em construir uma nova consciência social que combata ideologias exclusivistas e ressignifique o papel da ciência e da tecnologia como instrumentos de promoção humana.

Confira a programação abaixo:

07:00 às 07:30 – Credenciamento dos participantes (alunos e servidores)
07:30 às 08:30 – Palestra Ciência para a Redução das Desigualdades
                              Dr. Luiz Carlos Guilherme
                              (Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)
08:30 às 09:00 – Perguntas e discussões
09:00 às 09:30 – Intervalo
09:30 às 10:30 – Palestra Megaprojetos de desenvolvimento podem reduzir as desigualdades sociais?                                             Abordagem a partir do litoral sul do ES
                             Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Hebling Meira
                             Universidade Federal do Espírito Sando – Campus Alegre