Página inicial > Notícias > Trote Ecológico Realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental - NEA

Trote Ecológico Realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental - NEA

Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 08h48 | Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 08h48

No dia 13 de fevereiro o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Campus Piúma realizou a recepção dos ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com o já tradicional Trote Ecológico. O objetivo desta ação foi promover a interação dos estudantes ingressantes de uma forma divertida e diferente, além de momentos de reflexão sobre nossas atitudes e como buscar um estilo de vida mais sustentável.

Todos os estudantes foram recebidos no auditório, onde presenciaram uma apresentação musical, dos irmãos Davi e Sara Garcindo, enquanto assinavam a lista de presença e recebiam fitas coloridas que designavam a cor do grupo que o aluno pertenceria. Logo após foi apresentado o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), suas principais atividades, os membros presentes no local e como seria o trote ecológico.

Com os alunos do turno matutino foi realizada uma atividade de caça ao tesouro na Ilha do Gambá. A atividade baseava-se no cumprimento de missões ao longo do caminho, fazendo com que os participantes pudessem perceber as belezas paisagísticas do município de Piúma e ao mesmo tempo os impactos que acometem o ecossistema, aguçando a percepção e necessidade de ações de sensibilização e respeito ambiental.

Já com os alunos do turno vespertino, foram realizadas diversas “missões” dentro do campus. Somando um total de cinco atividades, como por exemplo, a criação de paródias e vídeos de sensibilização ambiental. À medida que as atividades foram realizadas, cada grupo apresentava o que havia preparado. Quando eram finalizadas todas as apresentações, era dada uma nova missão.

Participou da atividade um total de 142 estudantes divididos em 72 do período matutino e 70 do período vespertino.

Ao final das atividades os participantes relataram, de uma forma geral, que houve sim a promoção de uma maior interação entre eles, tornando mais fácil e natural a formação de novas amizades, além de terem se sensibilizados com as questões ambientais.

Texto: Cássia Silveira Fim
Fotos: Thiago Holanda Basílio