Página inicial > Notícias > Linha do Tempo do Ifes - Campus Piúma | 10 anos

Linha do Tempo do Ifes - Campus Piúma | 10 anos

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 15h43 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 16h12

Dando continuidade às celebrações de aniversário do Ifes - Campus Piúma, temos o prazer de apresentar a Linha do Tempo do nosso Campus. Nela estão expressas algumas das lutas e vitórias durante esses 10 anos.

Linha do Tempo

1987 – Escola de Pesca de Piúma.

O Ifes Campus Piúma funciona onde antes existia a Escopesca, instituição que atuava com enfoque pedagógico voltado para o setor pesqueiro, oferecendo oficinas de arte e de pesca combinadas com as disciplinas do Núcleo Comum, destinadas a alunos da antiga 5ª à 8ª série (hoje, 6º ao 9º ano).

2009 – Curso de Capacitação na Conservação de Pescado com Agregação de Valor.

Desde outubro de 2009, o Campus já levava capacitação profissional à comunidade, pois mesmo ainda não estando em funcionamento, acontecia ali o curso de “Capacitação na conservação de pescado com agregação de valor”, dirigido a pescadoras, esposas e filhas de pescadores dos municípios de Piúma e Itapemirim. Em maio de 2009 foi assinada a cedência da área da ESCOPESCA para o Ifes. Em dezembro, foi assinada a ordem de serviço para início das obras da biblioteca, do auditório, dos novos blocos pedagógicos e administrativos, das estruturas de apoio do Campus e reforma de sua estrutura atual. Atividades de reforma das instalações da ESCOPESCA foram incorporadas pelo Ifes para construção de outras instalações do Campus.

2010 – Inauguração da primeira etapa das obras do Campus.

Em julho de 2010, ocorreu a cerimônia de inauguração da primeira etapa do Campus Piúma. Ainda em junho deste ano foi autorizada a oferta do Curso Técnico em Processamento de Pescado e no dia 26 de julho, acontecia a aula inaugural do curso.

2011 – Curso Técnico em Aquicultura.

Em 02 de setembro de 2011, foi autorizada a oferta do Curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio.

2012 - Curso Técnico em Pesca e Curso Superior em Engenharia de Pesca.

Em 07 de maio de 2012, foram autorizadas as ofertas do Curso Técnico em Pesca integrado ao Ensino Médio e do Curso Superior em Engenharia de Pesca. Ainda neste ano, iniciou-se o “Mulheres Mil”, projeto que acolhe mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade, elevando a escolaridade e contribuindo para a inserção delas no mercado de trabalho.

2013 – Primeira oferta do Curso em Complementação Pedagógica.

Em 12 de novembro de 2013, foi autorizada a primeira oferta do Curso de Complementação Pedagógica.
Em outubro, foi publicada a portaria nº 993, que autorizava o funcionamento dos Campi que integram a estrutura organizacional dos IF.

2016 – Prêmio de Sustentabilidade - Troféu Biguá 2016.

Nesse ano, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes – Campus Piúma recebeu o prêmio de Sustentabilidade Gestão das Águas - Troféu Biguá 2016, ficando em 1º lugar na categoria Faculdade/Cursos Técnicos/Ifes. Em 2016 também foi autorizada a segunda oferta do Curso Superior em Complementação Pedagógica, com demais ofertas condicionantes a repactuação com a Universidade Aberta do Brasil.

2017 – Processo eleitoral para escolha de Diretor(a).

Em 2017 aconteceu a nível institucional, o primeiro processo eleitoral para escolha de Diretor-Geral. Em 2017, foi iniciado o Curso de Formação de Aquaviários – Curso de qualificação Pescador Profissional – Nível 1- POP. Também nesse ano, iniciou-se o Projeto Pré-Ifes 9º ano de sucesso, em parceria com as Prefeituras de Anchieta e Piúma.

2018 – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos.

Em 09 de outubro de 2018, foi emitida a portaria nº 2219 que autoriza a oferta única do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos. Ainda neste ano, aconteceu a inauguração do Ecoponto do Campus. O Ifes Piúma sediou o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Pesca - ENEEP.
Em 2018 aconteceu a obra da Subestação Elétrica. Também nesse ano foram adquiridos equipamentos de TI (computadores, datashows, internet para todos, pacote office, etc).

2019 – Projeto de Integração Curricular (PIC) e "Nova" quadra poliesportiva.

O PIC foi implantado no Campus em 2019. Trata-se de um projeto que considera a integração de conhecimentos e saberes, condição sine qua non para uma formação mais humana, integral e integrada dos estudantes a fim de viabilizar a indissociabilidade entre teoria e prática, tendo a pesquisa como princípio pedagógico.
Em 2019 aconteceu o início da manutenção da quadra e a compra de vários equipamentos poliesportivos e musicais.
Em setembro desse ano foi assinada a Ordem de Serviço para instalação da usina fotovoltaica.
Também em 2019, o Campus adquiriu novos equipamentos de laboratórios para todas as áreas, pesca, aquicultura e processamento do pescado.
Recebimento de veículo doado pela Seag.

2020 – Climatização do Campus e APNP.

Em 2020 iniciaram-se as obras de climatização em todas as salas de aulas, biblioteca, prédio administrativo e laboratórios do Campus.
Também teve iniciou a elaboração de projetos de drenagem do Campus, do espaço de inovação, almoxarifado, entrada e saída, combate à incêndio e pânico e acessibilidade.
Aquisição de tablets e auxílio internet para alunos em APNP.
Conquista de 08 vagas para bolsa no Mestrado em Administração/Gestão Escolar para técnicos em administração do Campus.
Em virtude da pandemia de Covid-19 (Coronavírus) o Ifes precisou implantar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, acessíveis para todos os alunos.