Professores e alunos do Ifes Campus Piúma publicam artigo em revista internacional e reforçam a necessidade de métodos de abate mais eficazes na cadeia produtiva do pescado

Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 16h33 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 16h33

Em uma tendência mundial os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem, qualidade e benefícios nutricionais dos alimentos. O pescado por sua vez, é considerado uma excelente fonte de proteína animal, além de possuir compostos essenciais para a dieta humana, seu consumo é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) numa quantidade em torno de 12 kg/ano por habitante.

As características nutricionais do pescado atraem cada vez mais consumidores, entretanto, existem outros fatores que são considerados pelos consumidores e que devem ser cuidadosamente pensados pela cadeia produtiva.

Diante deste contexto, os professores Dr. Marcelo Giordani Minozzo e Dr. Henrique David Lavander juntamente com alunos e egressos do curso de Engenharia de Pesca, publicaram um artigo no periódico internacional “International Journal of Advanced Engineering Research and Science” o artigo “Rigor Index of juvenile cobia (Rachycentron canadum): study with anesthesia (eugenol) and hypothermia” (Português: “Índice de rigor mortis de juvenil de beijupirá (Rachycentron canadum): estudo com anestesia (eugenol) e hipotermia”).

A espécie de peixe conhecida como beijupirá (Rachycentron canadum) foi escolhida para o estudo pois vem sendo amplamente estudada pelo Laboratório de Nutrição e Propagação de Organismos Aquáticos (LANPOA). O intuito da pesquisa foi verificar diferentes métodos de abate: um tradicional e outro com anestesia. O estudo indicou que o tempo de rigor mortis foi prolongado no experimento com aplicação do anestésico eugenol, esse resultado pode ser correlacionado a outros estudos indicando o prolongamento do rigor mortis, podendo resultar no retardamento de reações bioquímicas pós abate, conservando os aspectos sensoriais que são importantes e vão afetar o valor de venda e aceitação do consumidor.

Os autores ressaltam ainda a necessidade de uma cadeia produtiva mais humanitária, com métodos de abate que respeitem as diretrizes para o bem estar animal, que potencialmente atraiam novos consumidores que estão preocupados com a origem destes produtos.

A pesquisa foi coordenada pelo Grupo de Estudos em Processamento do Pescado (GEPP) e teve participação dos alunos e egressos do curso de Engenharia de Pesca Leandro Presenza, Amanda Soares dos Santos, Ana Cláudia França Silva, Caroline Vettorazzi Bernabé, João Vitor Fonseca Ferreira, Laura Caixeta Dayrell e Roberta Cardozo de Paiva Garcia.

O artigo pode ser lido na íntegra no International Journal of Advanced Engineering Research and Science, revista que possui classificação Qualis CAPES A2, além de possuir indexação em diversas plataformas relevantes como Google Scholar, Microsoft Academic Search, Redalyc-bibliographic entre outras internacionais.

Link para o artigo: https://ijaers.com/detail/rigor-index-of-juvenile-cobia-rachycentron-canadum-study-with-anesthesia-eugenol-and-hypothermia/