Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Primeira Unidade Demonstrativa (UD) de camarão-marinho público-privada da região sudeste do Brasil está em construção em Piúma (ES) e conta com a participação de Professor do Campus e de nosso egresso da engenharia de pesca
Início do conteúdo da página

Primeira Unidade Demonstrativa (UD) de camarão-marinho público-privada da região sudeste do Brasil está em construção em Piúma (ES) e conta com a participação de Professor do Campus e de nosso egresso da engenharia de pesca

Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 11h17 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 11h37

Uma equipe multidisciplinar e de várias instituições aprovou uma proposta de financiamento (TO: 574/2020) no Banco de projetos de pesquisa da Secretaria de Agricultura (Portaria n. 002-R/2020 - SEAG/ES) intitulada: "Aquicultura sustentável: avaliação do impacto da adoção de boas práticas de manejo na eficiência produtiva no Espírito Santo". Dentre os objetivos do projeto que será executado entre Janeiro/2021 a Janeiro/2023: avaliar o impacto da adoção de boas práticas de manejo na eficiência produtiva em aquicultura: sistemas de camarão-marinho (Litopenaeus vannamei) em bioflocos (BFT) e produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em sistemas de recirculação de água no Espírito Santo. A pesquisa abrangerá os seguintes municípios: Piúma, Linhares, Aracruz, Nova Venécia, Serra e Santa Leopoldina. Este projeto é Coordenado pela extensionista do Incaper (ES) : M.Sc. Lucimary S. Ferri e tem a participação do Prof. Dr. Alexandre A. O. Santos (Ifes, Campus de Piúma), Prof. Dr. Geraldo K. Fóes (Projeto camarão, FURG/RS) , do Sr. Willians Villa (Aquamar camarão-marinho) e demais colegas dos seguintes órgãos: Ifes (Campus de  Itapina), SEAG/ES e outros extensionistas do Incaper (ES).  O projeto contará com a participação de dois bolsistas: nosso egresso da engenharia de pesca Tharllei M. Camargos (ex-diretor da empresa Jr., AP&P Soluções) e o estudante de medicina veterinária da UVV Cayo Piazzarolo. 

 

Encontra-se em fase de construção e adequações desde Janeiro/2021 a primeira Unidade Demonstrativa (UD) de camarão-marinho em sistema intensivo de criação na modalidade público-privada da região sudeste do Brasil e será sediada em Piúma (ES) a 4km de nosso Campus. A fazenda Aquamar camarão-marinho foi inaugurada em 2018, sendo a primeira desta modalidade intensiva do Estado do ES graças ao esforço e empenho do Sr. Willians Vila e família. Esta fazenda realizou alguns ciclos de produção, teve as atividades paralisadas e o projeto de criação da unidade demonstrativa público-privada veio da ideia de aproveitar uma infraestrutura já construída, realizar as adequações técnicas necessárias e trazer uma equipe multidisciplinar para fazer o acompanhamento de três ciclos de produção. O produtor em contrapartida poderá comercializar os camarões produzidos e reinvestir na propriedade. 

 

O projeto fará o acompanhamento técnico de três ciclos de produção em sistema bifásico (berçário e crescimento final), adequações, obras e compras de insumos necessários aos ciclos de produção e serão ofertados cursos presenciais e online à comunidade ao longo de 2021 e 2022, também serão produzidos materiais técnicos, vídeos e publicações acadêmicas nesta temática. O povoamento dos tanques com camarões advindos da região nordeste está previsto para o final do mês de maio/2021. O projeto encontra-se na fase de busca por apoiadores, ou seja, empresas que demonstrem interesse em serem parceiras da UD ao longo dos 24 meses do projeto. Até o presente momento já temos duas empresas apoiadoras e outras em negociações. 

 

Maiores informações poderão ser obtidas através do email: alexandre.santos@ifes.edu.br ou no Instagram do Lacar (lab. de carcinicultura):@lacar.ifespiuma

 

Foto_1.jpeg  Vista aérea da fazenda Aquamar, unidade demonstrativa público-privada localizada em Piúma, ES. Foto: Marcelo Polese (Maio, 2021).

 

Foto_2.jpgFoto interna das estufas com tanques de crescimento final de L. vannamei . Foto: Alexandre Santos (Abril, 2021).

 

Foto_3.jpegTransporte de sopradores e bombas periféricas para manutenção preventiva a ser realizada em colaboração com o Prof. Lucas Guesse (Lab. de mecânica e navegação, Ifes, Campus de Piúma). Foto: Alexandre Santos, (Maio, 2021).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página