Página inicial > Notícias > Convite Para Participação na IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h39 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h42

Olá aluno, tudo bom com você?

Você está sendo convidado a participar da IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais - OMIF 2021 e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Em relação à OMIF, precisamos efetivar sua inscrição e para isso, Acesse o link abaixo e preencha seus dados: https://forms.gle/GwnJSfMbM1uwcDSw5

1) Sobre a OMIF:

A OMIF é um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

A OMIF, em suas edições presenciais, é realizada em duas fases: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus específico da Rede Federal, o qual é definido no ano anterior à edição atual por meio de edital específico. Excepcionalmente, em 2021, a OMIF ocorrerá com as duas fases costumeiras, porém apenas na 1ª fase ocorrerá uma prova (online). A 2ª fase será uma evento on-line com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, cerimônia de premiação, entre outras ações, através dos veículos de comunicação como o Youtube e o Meet.

Para mais informações, vejam o regulamento e o calendário no link http://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/

2) Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Tem por objetivo:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Esta edição possuirá algumas excepcionalidades, veja:

I) Excepcionalmente, em razão da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, nesta edição, o IMPA NÃO enviará as provas da primeira fase impressas. Será disponibilizada na página restrita (disponível em www.obmep.org.br) de cada escola 01 (uma) prova de cada nível, com vinte questões, valendo 01 (um) ponto cada, totalizando 20 (vinte) pontos, no período estipulado no Calendário Oficial da OBMEP (Anexo I).

II) A aplicação da prova da 1ª Fase continuará sendo de responsabilidade da escola, como se deu nas últimas edições. Excepcionalmente na 16ª edição da OBMEP, por conta das restrições impostas pela pandemia, a forma como a prova será aplicada, ficará a cargo da escola que precisará seguir as regras, a saber:

III) Às escolas públicas já inscritas, será permitida a edição da quantidade de alunos declarados na ficha de inscrição, desde que se respeite o prazo estipulado para esta ação, conforme Calendário Oficial da 16ª OBMEP.

Para participar, preencha os dados no link abaixo:

Maiores informações em: http://www.obmep.org.br/

Contamos com você!