Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 11h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 14h17

Índice de Artigos

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

É importante falarmos sobre isso em todos os âmbitos sociais e, assim, o Ifes – Campus Piúma prepara uma programação especial voltada para a discussão dos aspectos da saúde mental.

Em breve divulgaremos mais detalhes sobre a campanha.


Fonte: setembroamarelo.com


No dia 25/09 realizaremos uma transmissão ao vivo com o tema ‘’Saúde mental: um diálogo necessário’’, pelo canal do Youtube do Ifes – Campus Piúma.

A live contará com a presença de duas psicólogas que discorrerão sobre o tema, além do relato de uma aluna do Campus Piúma. Entre as palestras, serão expostas as artes criadas pelos alunos com o tema Setembro Amarelo.

Não perca!

 

8.png

 

7.png

 


Segundo a psicóloga clínica Virgínia Almeida, a arte - sendo ela uma forma de expressão do ser humano -, pode ser muito benéfica para a saúde mental não só de quem a produz, como de quem a consome.

Assim, expresse-se por meio de sua arte e nos envie pelo e-mail: 7amareloifespiuma21@gmail.com, informando seu perfil nas redes sociais (não obrigatório), até dia 23/09.

As artes enviadas serão expostas em nossa live sobre saúde mental no dia 25/09 ou/e ao longo do mês em nossas redes sociais. Sinta-se livre para se expressar por meio de música, poesia, teatro, dança, desenho, pintura ou outros meios artísticos.

 

setembro amarelo

 


Muitas vezes, diante do enfrentamento de depressão, ideação suicida, entre outros problemas ligados a saúde mental, não sabemos quem procurar. É importante contar com o apoio da família e amigos nesse momento, mas procurar ajuda profissional também é importante, para isso temos as unidades básicas de saúde e Centros de Atendimento Psicossocial em cada município.

Diante de um sofrimento emocional, a melhor saída é falar, e você sabe que existem pessoas preparadas para essa escuta e apoio 24 horas?

Estamos falando do Centro de Valorização da Vida (CVV), a ligação é gratuita (188). 

Se estiver diante de uma emergência, o ideal é ligar para o SAMU (192) ou procurar um hospital, pronto atendimento ou pronto socorro. 

 

AMARELO 10

As artes enviadas serão expostas em nossa live sobre saúde mental no dia 25/09 ou/e ao longo do mês em nossas redes sociais. Sinta-se livre para se expressar por meio de música, poesia, teatro, dança, desenho, pintura ou outros meios artísticosSegundo a psicóloga clínica Virgínia Almeida, a arte - sendo ela uma forma de expressão do ser humano -, pode ser muito benéfica para a saúde mental não só de quem a produz, como de quem a consome.

Assim, expresse-se por meio de sua arte e nos envie pelo e-mail: 7amareloifespiuma21@gmail.com, informando seu perfil nas redes sociais (não obrigatório), até dia 23/09.

As artes enviadas serão expostas em nossa live sobre saúde mental no dia 25/09 ou/e ao longo do mês em nossas redes sociais. Sinta-se livre para se expressar por meio de música, poesia, teatro, dança, desenho, pintura ou outros meios artísticos
registrado em:
Fim do conteúdo da página