Página inicial > Notícias > Conselho de Gestão do Ifes – Campus Piúma completou 10 anos de funcionamento

Conselho de Gestão do Ifes – Campus Piúma completou 10 anos de funcionamento

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 14h45 | Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2022, 14h47

No dia 26 de abril de 2022 o Conselho de Gestão do Ifes – Campus Piúma completou 10 anos de funcionamento: foi implantado em 2012 e desde então tem contribuído decisivamente para a tomada de decisões no planejamento institucional e consolidação do campus na região.

Além dos membros natos (Diretor-Geral, Diretores e Coordenadores), o Conselho também é composto por representantes escolhidos entre seus pares dos seguintes segmentos: discentes (de cursos técnicos, de cursos de graduação e de cursos de pós-graduação), técnico-administrativos em educação e docentes.

O professor Cesar Ademar Hermes, que atualmente integra o quadro de pessoal do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul, foi o primeiro Presidente do Conselho e  Diretor-Geral que conduziu o processo de implantação do Campus Piúma, atuando no período de 2009 a 2012, destaca que a formalização do Conselho foi uma das ações do processo de implantação, criado com o objetivo de compartilhar o processo de tomada de decisão com os servidores, iniciando também a abertura para a participação da comunidade local no processo.

O professor Aldierez Braz de Amorim Caprini, que atualmente é Diretor de Graduação na Reitoria do Ifes, foi Presidente do Conselho no período de 2012 a 2013.

A professora do Campus Piúma e atual Conselheira representante dos docentes, Cláudia da Silva Ferreira, Presidenta do Conselho no período de 2013 a 2017, salienta que “o Conselho de Gestão é um instrumento importante para discutir as demandas e construir soluções de funcionamento do Campus Piúma. Ao longo dos anos o Conselho não só referendou decisões importantes mas também trabalhou na construção de regramentos, política interna e externa do Campus. A representatividade no conselho e a ampliação da representação dos setores e da comunidade também tem sido uma das marcas do Conselho. No Conselho podemos ouvir as representações da gestão, docentes, técnico- administrativos, discentes, pais de alunos e representantes da comunidade externa. Mesmo sendo um órgão consultivo e não deliberativo ele é essencial para a tomada de decisões importantes do Campus, democratizando as tomadas de decisões.”

Segundo o professor e atual Diretor-Geral, Marcelo Fanttini Polese, que está como Presidente do Conselho desde 2017, a atuação dos Conselheiros tem sido fundamental no processo decisório do Ifes – Campus Piúma: a representação e participação dos diferentes segmentos (docentes, técnico-administrativos em educação, discentes, sociedade civil, representante de pais), faz com que o Conselho de Gestão conduza a gestão para tomar as decisões buscando uma democracia mais participativa do que representativa e assim, coletivamente, enfrentar os desafios diários no ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e consequentemente no desenvolvimento regional.

Saiba mais:

Instituído ad referendum, conforme Portaria nº 076/2012, de 27 de março de 2012.

Regimento: criado pela Resolução CS nº 30/2012, de 10 de maio de 2012, alterado pela Resolução CS nº 08/2019, de 31 de maio de 2019, de acordo com a Resolução CS nº 3/2020, de 08 de junho de 2020.

Acompanhe as atividades do Conselho através das Atas publicadas no site do Ifes – Campus Piúma.