Página inicial > Notícias > Avaliação Institucional 2022

Avaliação Institucional 2022

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h24 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 10h43

Avaliação Institucional 2022

O processo de Avaliação Institucional referente ao ano de 2022 está disponível para participação até o dia 31.10, através do endereço https://avaliacao.ifes.edu.br/. O preenchimento não é obrigatório mas é fundamental para a instituição, pois tem como objetivo contribuir para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para tomada de decisões, redirecionamento das ações, otimização dos processos e excelência dos resultados, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.

A Avaliação Institucional interna é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que constitui referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação, conforme a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Além dos cursos superiores, o Ifes disponibiliza a avaliação para os alunos dos cursos técnicos e de pós-graduação.

As perguntas são elaboradas conforme o segmento: estudantes presenciais (52 questões), estudantes EaD (51 questões),  docentes (60 questões), técnico-administrativos em educação - área de ensino (49 questões) e técnico-administrativos em educação - área de gestão (39 questões). Em cada uma delas é possível incluir também uma sugestão, elogio ou crítica; são apresentadas de forma aleatória e os eixos avaliados são diferenciados por cores:

1. Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional (vermelha);
  2. Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional (cinza);
  3. Eixo 3 - Políticas Acadêmicas (azul);
  4. Eixo 4 - Políticas de Gestão (marrom);
  5. Eixo 5 - Infraestrutura (alaranjada).

As opções para avaliação são:

1. Insatisfatória;
  2. Parcialmente satisfatória;
  3. Satisfatória;
  4. Boa;
  5. Muito boa;
  6. Desconheço;
  7. Não se aplica.

O processo de avaliação é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação do Ifes (CPA) com auxílio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) dos campi.

A Comissão Setorial de Avaliação do Campus Piúma atende às segundas-feiras, das 08:00 às 12:00, na sala ao lado do Gabinete da Diretoria-Geral. O contato também pode ser realizado através do e-mail csa.piu@ifes.edu.br ou telefone/WhatsApp Business 28 3520-0607. Nos dias 13, 20 e 27 de outubro, quintas-feiras, das 14:30 às 15:30, a CSA também estará disponível para atendimento na Sala de Conferência Web da RNP, através do endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/comissao-setorial-de-avaliacao-ifes-campus-piuma, para sanar dúvidas sobre o preenchimento ou assuntos relacionados ao processo de avaliação.

Outras informações poderão ser consultadas na página da Comissão Setorial de Avaliação do Ifes – Campus Piúma

Contamos com a participação de todos(as).

avaliacao institucional banner