Página inicial > Notícias > Professora do Campus Piúma é finalista do prêmio Educador Transformador 2023

Professora do Campus Piúma é finalista do prêmio Educador Transformador 2023

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 15h22 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 13h21

A professora Laís Jubini Callegario, do Ifes - Campus Piúma, está entre os finalistas do prêmio Educador Transformador 2023. O prêmio em nível nacional é fruto da união do Prêmio Professor Transformador, da Bett Brasil e Instituto Significare, e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Os 70 projetos pedagógicos finalistas foram escolhidos entre 2897 inscritos. O projeto da professora concorre na categoria de Educação Superior e tem como título "Saber popular e saber acadêmico no contexto de comunidades tradicionais pesqueiras do Litoral Sul do ES".

O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2022, numa turma com 26 alunos cursando o 2o período do curso de Engenharia de Pesca do campus Piúma. Tinha como objetivo integrar os conceitos científicos estudados em sala de aula (saberes academicos) com os saberes da experiência de pescadores artesanais da região (saberes populares). Ao longo da disciplina, os alunos puderam explorar os conceitos científicos através de pesquisas e debates em sala de aula, realizar entrevistas com pescadores locais visando identificar os saberes da experiencia e criar um ebook como produto final visando integrar tais conhecimentos e promover a valorização da cultura local. A partir do projeto foi possivel mostrar aos alunos que não existe hierarquia entre os conhecimentos empírico e científico. Conforme Paulo Freire, não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes, e educadores devem levar essa reflexão para sala de aula.

Para saber mais sobre o Prêmio Educador Tranformador acesse: https://educadortransformador.com.br/

Clique aqui pra assistir a reportagem do ESTV 1ª Edição Regional sobre o projeto.