Página inicial > Notícias > O II Simpósio Educação para as Relações Étnico-Raciais foi realizado nos dias 9 e 10 de maio

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2023, 15h07 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2023, 15h38

Na semana passada, entre os dias 09 e 10 de maio, nas dependências do Campus Piúma, foi realizado o II Simpósio Educação para as Relações Étnico-Raciais (SERER), uma ação pedagógica promovida pela equipe de ensino e sob a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Ressaltamos que a atividade atende à Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ifes, instituída pelo Conselho Superior por meio da Resolução CS Nº 202, de 09 de dezembro de 2016, que, por sua vez, atende às Leis 10.639/08 e 11.645/08 da educação nacional brasileira. Promover, no espaço escolar, momentos de formação humana, integral e integrada configura-se uma das funções sociais do Ifes, visando à construção de uma consciência crítica, ao exercício da cidadania e, em especial, ao enfrentamento de todas as formas de racismo e discriminação étnico-racial.

No dia 9 de maio, a programação do evento contou com intervenções culturais realizadas pela artista afro capixaba Agatha Fontana Benks, apresentação musical e roda de conversa com a rapper/poeta/palestrante Naiane Paula Estevam (Mina Nai MC) e a apresentação da peça teatral “Rainha Abayomí” com Karla Regina, Cristiana Moreira e Agatha Benks.

No dia 10 de maio, os estudantes participaram de uma dinâmica educativa, denominada "CINEABI", que consistia na exibição de 7 (sete) vídeos-documentários cujas temáticas abordavam os povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos, pescadores, dentre outros. Após a exibição dos vídeos em cada sala, sob a mediação de docentes atuantes no Neabi, foi promovido um debate com a participação efetiva de todos os integrantes das salas que, ao final da discussão, elaboraram, por meio do aplicativo Mentimeter, um Mural Temático com palavras e termos relacionados ao respectivo vídeo-documentário. A dinâmica educativa foi extremamente produtiva para os participantes, já que lhes oportunizou conhecer um pouco mais sobre as culturas e as histórias de grupos sociais que compõem a diversidade étnico-racial de nossa sociedade brasileira, sensibilizando-os para a luta contra o racismo, a xenofobia e os discursos de ódio.

Acesse aqui o documento contendo os murais temáticos produzidos durante a atividade do dia 10 (formato .pdf, tamanho 1,62 mb).