Página inicial > Notícias > Ifes - Campus Piúma promove a palestra “Sistema de Permissionamento de Embarcações de Pesca no Brasil”

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 14h52 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 15h04

WhatsApp Image 2023 06 27 at 11.48.54

No dia 20 de junho de 2023, foi realizada, no Ifes - Campus Piúma, uma palestra sobre o tema “Sistema de Permissionamento de Embarcações de Pesca no Brasil”, contribuindo ao conteúdo da matéria de Tecnologia de Captura com Anzóis e Armadilhas ministrada pelo Profº Victor Hugo da Silva Valério ao curso de graduação em Engenharia de Pesca. Quanto aos Sistema de Permissionamento de Embarcações de Pesca, tratam-se de normas sistematizadas para acesso e uso sustentável dos recursos pesqueiros, com definição das modalidades de pesca, espécies a capturar e áreas de operação permitidas, regidas pela Instrução Normativa Interministerial Nº 10, de 10 de junho de 2011.

A palestra foi ministrada à distância pela Coordenadora Geral de Ordenamento da Pesca Marinha do Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA/Brasília, Sandra Silvestre, onde na oportunidade explanou sobre o funcionamento do sistema de permissionamento, assim como as atualizações mais recentes sobre o assunto, com intuito de agregar à formação de futuros profissionais.

Participaram da atividade alunos e egressos da graduação em Engenharia de Pesca, assim como integrantes da Secretaria de Pesca e Aquicultura de Anchieta - ES e componentes da comunidade pesqueira regional.

A realização foi de exímia importância para os estudantes, trazendo a convergência da academia com os setores legislativos, administrativos e produtivos da pesca, possibilitando entender as demandas e questões dos produtores e acompanhar o andamento das legislações, trazendo novas perspectivas de atuação técnica aos participantes.

Texto: Paulo Henrique Campos Lyrio (7º Período Engenharia de Pesca)