Página inicial > Notícias > Ifes - Campus Piúma recebe o Governador de Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e outras autoridades.

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 19h41 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 20h57

WhatsApp Image 2023 06 29 at 18.13.06 1

O Diretor Geral do Ifes – Campus Piúma, Professor Marcelo Fanttini Polese, recebeu no Campus Piúma, o Governador de Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; o Prefeito do Munícipio de Piúma, Paulo Cola; o Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo Marcelo Santos; o Deputado Estadual, Vandinho Leite; o Diretor Presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas e várias outras autoridades.

Na oportunidade, o Professor Marcelo Polese apresentou alguns dos muitos projetos e ações desenvolvidos pelo campus e que são alinhadas com o Plano de Ação da Microrregião Litoral Sul do Governo do Estado. Também apresentou o importante Acordo de Cooperação Técnica com o Navio Ciências do Mar III e convidou o Governador e autoridades presentes para um embarque no navio que está planejado para acontecer em setembro de 2023. Também foi relatado aos presentes as tratativas do Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil que visa a oferta dos Cursos de Qualificação de Aquaviários POP (Pescador Profissional) e PEP (Pescador Profissional Especializado).

Na ocasião, o Diretor agradeceu a parceria do Governo com o Programa da Peroá, que resultou na primeira reprodução em cativeiro da espécie no mundo, e diversas outras ações em conjunto com o Estado, além de vários outros parceiros que poderão gerar muitos outros resultados com foco no desenvolvimento da região, do Estado e do Brasil. Tratou também da visita ao Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, que tem como objetivo tratar da Internacionalização e dupla diplomação de cursos com reconhecimento na União Europeia, entre outras.

Mesmo com o curto tempo e por tratar-se de uma oportunidade única, visto que a visita ao Ifes - Campus Piúma não estava na agenda do Governador, ainda foi possível explanar sobre várias ações que dialogam com os interesses estratégicos do Governo do Estado como, por exemplo, as ações relacionadas à Economia Azul (mar) e Circular, integradas com a Agenda 2030 da ONU, em plena década dos Oceanos e onde o mundo discute a relevância no âmbito da economia azul, em que a grande maioria dos setores dependem dos biorrecursos e o bom funcionamento dos ecossistemas marinhos que estão diretamente envolvidos em processos de desenvolvimento socioeconômicos para a sobrevivência da humanidade.

Os diversos cursos do campus, tais como os Cursos Técnicos em Aquicultura e em Pesca, o Curso Superior em Engenharia de Pesca, a Pós-graduação em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos e o novo Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, atualmente com o Curso Técnico em Guia de Turismo, e no planejamento para 2024 o Curso Técnico em Gastronomia, atendendo as demandas regionais e estaduais, também foram pautados na visita.

Na oportunidade, alguns desafios do Campus Piúma também foram expostos e a grande importância do Governo do Estado como parceiro dos Estudantes, Egressos, Servidores, Comunidade, Empresas, Prefeituras, Vereadores, Deputados, entre outros, foi destacada para que torne ainda maior e mais expressiva a execução do Plano de Ação de Desenvolvimento Regional Sustentável da Microrregião Litoral Sul.

Em comemoração ao dia de São Pedro e da Festa do Pescador, o Diretor Geral do Ifes – Campus Piúma convidou o Prefeito de Piúma, Paulo Cola e as demais autoridades, para juntos presentearem o Governador com um lindo Quadro de Nós, que foi confeccionado pelos estudantes do Curso Superior de Engenharia de Pesca.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 18.13.03