Página inicial > Notícias > Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21/09

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21/09

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h47 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h48

Este dia foi oficializado pela Lei nº 11.133/2005, mas vem sendo comemorado pelos movimentos sociais desde 1982. Esta é uma data que marca as mobilizações para a inclusão social das pessoas com deficiência, reforçando a luta anti-capacitista. O dia 21 de setembro foi a data escolhida por ser com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições, segundo informações do Governo Federal.

Para marcar esse dia, o Ifes - Campus Piúma destaca que atualmente existem mais de 10 estudantes com deficiência frequentando os cursos técnicos e superiores do campus. Estes estudantes contam com o apoio da equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), além de toda a equipe do ensino, que trabalham para garantir seu acesso à educação – um direito de todos os brasileiros, assegurado pela Constituição Federal.

O Napne do Campus Piúma está à disposição para orientar sobre o acolhimento das pessoas com deficiência.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
Paulo Freire