Página inicial > Notícias > Sábado Letivo "Oficinas de Práticas Interculturais" no Ifes - Campus Piúma

Sábado Letivo "Oficinas de Práticas Interculturais" no Ifes - Campus Piúma

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h36 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 13h35

O Ifes - Campus Piúma, por meio da organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), promoverá a 1ª edição do “Oficinas de Práticas Interculturais”, no próximo dia 11 de novembro (sábado letivo), cuja programação se concentrará no turno da manhã.

A ação didático-pedagógica, prevista no calendário escolar e voltada exclusivamente para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados, abordará o Dia da Consciência Negra, celebrada todos os anos em alusão e homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro. Na oportunidade, o Neabi conduzirá uma reflexão sobre a relevância do dia, bem como a necessidade de fortalecimento do protagonismo das pessoas negras na sociedade brasileira, reforçando a conquista, honrosamente articulada pelo Movimento Negro Unificado no Brasil, das políticas públicas de ação afirmativa que viabilizaram o acesso de pessoas pretas, pardas e indígenas e aquelas em situação de vulnerabilidade social à educação pública, gratuita e de qualidade.

Serão ofertadas, nesse dia letivo, 4 (quatro) oficinas de práticas interculturais visando promover a imersão da comunidade escolar nas histórias e culturas africana e afro-brasileira. Haverá as oficinas de Máscaras Africanas, Ervas Medicinais, Pratos Típicos Afro-indígenas e Turbantes. Todas as oficinas ocorrerão no campus e a capacidade de participantes será limitada a 20 pessoas, sob a orientação do(a) oficineiro(a) e do(a) professor(a) responsável pela organização.

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE ACADÊMICA:
07h00-07h30 – Recepção dos estudantes e servidores
07h30-08h00 – Abertura da Ação “Oficina de Práticas Interculturais”
08h00-08h30 – Intervenção Cultural – Orquestra de Berimbau
08h30-11h30 – Aplicação das oficinas de práticas interculturais
11h30-12h00 – Exposição dos produtos elaborados e Encerramento da Ação

Para se inscrever nas oficinas, é necessário realizar a sua inscrição por meio do link https://forms.gle/cRknsCjB2cNjufy98

Para mais informações, em caso de dúvidas, poderá enviá-las ao e-mail: neabi.pi@ifes.edu.br